24/10/2025 - 20h04
Darcy Bezerra, o criador das "panelas" da Sede Campestre do Comercial
A Associação Atlética Comercial, o maior clube social do interior do Paraná, tem muitos associados que fazem ou fizeram história. Muitos não integram mais o quadro associativo, mas deixaram seus nomes registrado na história do Vermelhão.
Entre estas pessoas que têm seus nomes registrado para sempre na história do Comercial está José Darcy Bezerra, de 69 anos, conhecido também como Darcy do Despachante e Auto Escola Volante de Ouro ou Pavio. O ex-conselheiro é o criador das "panelas" da Sede Campestre. Hoje residindo em Campo Mourão, Darcy é casado com Rosemeire, mas tem quatro filhos do primeiro casamento com Ana Maria (Andreia, Renata e Dayana biológicos, e Lucas, adotivo), cinco netos e três bisnetos. Darcy deixou Cascavel e se desligou do Comercial em 1993, quando teve deixar a cidade em função do sequestro de seu filho adotivo, que foi levado para Israel. Depois de anos de lutas que envolveram deputados, ministros e Ministério das Relações Exteriores, Lucas voltou ao Brasil e hoje reside em Balneário Camboriú. Quanto ao apelido de Pavio, ele explica que foi dado por Joel Damásio, diretor da Ciretran, e o Toninho Despachantes se encarregou de espalhar por toda a cidade.
Mas voltando ao Comercial. Darcy explica que quando o clube comprou a Sede Campestre, que se chamava Álamos Park, sentiu a necessidade de movimentar o novo espaço com o futebol. Assim, ele, Silvério Hirt e Luiz Aparecido (este escriba) começaram a organizar um grupo para jogar peladas. No primeiro dia não deu jogo porque somente sete associados comparecem, mas a partir do segundo, pegou fogo e logo foi preciso ter jogos nas quartas-feiras e sábados. "O grupo cresceu rápido e logo passamos a envolver a família dos integrantes da panela, com festas nos Dias dos Pais, das Mães e das Crianças. Também passamos a fazer um Domingo em Família por mês, quanto cada um levava toda a sua família para o churrasco do fim de semana. Nos últimos tempos passou a ser café da manhã, almoço e janta. Chegávamos a reunir mais de 300 pessoas na Campestre. Foram muitos churrascos, costelões e pratos típicos como o famoso charuto alemão. Foi uma época de ouro, que tenho saudades", enfatiza Darcy.
Projeção
Fazendo uma análise do surgimento das "panelas", Darcy frisa que o movimento ganhou projeção dentro do Comercial e se tornou peça importante nas promoções do clube, garantindo sucesso nos bailes, por exemplo.
Darcy também enfatiza que o grupo das "peladas" teve influência também no processo eleitoral. "A oposição começou a mostrar as mangas e nas rodas de conversas depois dos jogos o Luiz Aparecido sugeriu que tínhamos que criar um grupo de apoio à diretoria. Foi aí que surgiu o abaixo assinado de associados pedindo para o Emílio Martini se candidatar ao seu terceiro mandato. Conseguimos mais de 400 assinaturas e assim a oposição se assustou e ficou ausente da eleição, só vindo a lançar chapa em 1991 e a ganhar a eleição em 1993", acentua Darcy.
Os fundadores
Estavam no grupo dos primeiros integrantes da "panela" da Sede Campestre, ilustres associados. Darcy lembra de alguns, como Valter (goleiro), Evaldo Goes, Jorginho, Valdomiro, Antonio Vichiato (hoje presidente do Tuiuti), Leoberto Dall Pizzol, Luiz Aparecido, Nego, Rubens, Paulo Moreira, Ademir (goleiro), Nego, Edivaldo, Da Silva, Ivo Cielo, Celstino, Cordeiro da Polícia Rodoviária, Luiz "Rolux" Roberto, Célio Eng, Ari Fausto, Taborda, Silas, Tomio, Silvério Hirt, Gilberto Miranda, Gilberto Adanas, Vander Bruki, Arthur Pavesi, Ademir Gadotti, Gerson Paranhos, Laerte Paranhos (goleiro), Adanor Varaschin, Ivaldo Tabaco, Dudi, Marcos Chiru, Celso Eng, Leonaldo Paranhos, Dado Dall Oglio, Márcio Marques, Natal, Olívio Beal, João da Marília, Dr. Bento, Nichetti, João Taio, Alderico Brugnerotto e outros.
